Novembro Azul:  Precisamos falar sobre a saúde dos homens

Novembro Azul: Precisamos falar sobre a saúde dos homens

Novembro Azul é uma campanha realizada em 21 países e com o objetivo de chamar a atenção dos homens sobre a necessidade de realizar exames para detectar em fase inicial tumores na próstata.

O câncer de próstata é uma das doenças que mais acomete o homem, por isso a campanha Novembro Azul é importante para lembrar e conscientizar sobre a necessidade de realizar esses exames específicos e a necessidade de o homem cuidar da sua saúde.

Exames relacionados a detecção devem ser realizados a partir dos 45 anos. Em caso de histórico na família, com parentes de primeiro grau e homens negros, o ideal é que esses exames se iniciem aos 40 anos. 

A doença não traz sintomas, é silenciosa e é por isso que os exames devem ser realizados anualmente para detectar precocemente e alcançar a cura.

O alerta para os homens cuidar da sua própria saúde

 

“Vivemos numa sociedade que ainda enxerga o homem como aquele que não pode adoecer, não pode buscar ou pedir ajuda e pode suportar todas as intempéries do corpo e da vida, calado” – Elisângela Siqueira.

 

Novembro Azul também é uma campanha importante para falarmos sobre como os homens falham ao cuidar de sua saúde, diferente das mulheres que apostam na prevenção das disfunções. A maioria deles só buscam atendimento médico quando a doença já está instalada.

Antigamente, esse pensamento estava atrelado ao regime de trabalho. O homem não poderia faltar de forma alguma do expediente para cuidar e tratar da saúde, pois não havia respaldo nas leis trabalhistas, enquanto as mulheres ficavam em casa para os cuidados domiciliares, dos filhos e supostamente tinham mais tempo para cuidar de si mesma.

Entretanto, com o passar dos anos muitas coisas mudaram. As mulheres trabalham também fora dos seus lares e continuam fazendo o cuidado preventivo de sua saúde integral, enquanto os homens permanecem sem conseguir fazer essa prevenção.

Segundo um estudo realizado em 2019 pela Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), essa falta de cuidado com a saúde, faz com que os homens vivam menos, enquanto as mulheres vivem aproximadamente 79,6 (setenta e nove anos e seis meses) a média de vida do homem é de 72,5 (setenta e dois anos e cinco meses) ou seja, eles vivem 7,1 (sete anos e um mês) a menos.

 

Para refletir…

 

Portanto, a falta de prevenção na saúde do homem traz diversas consequências como desenvolver doenças que poderiam ser prevenidas, baixa qualidade de vida e também, viver menos que as mulheres que apostam na prevenção das doenças físicas e mentais.

Vivemos numa sociedade que ainda enxerga o homem como aquele que não pode adoecer, não pode buscar ou pedir ajuda e pode suportar todas as intempéries do corpo e da vida, calado.

E a campanha Novembro Azul é importante para lembrar da importância dos exames que detectam precocemente o tumor de próstata, alertar sobre a prevenção da saúde masculina e também para sensibilizar a sociedade sobre a importância de incentivar e acolher os homens quando buscam a prevenção como alternativa. 

 

 

 

Clique aqui para acessar o formulário de contato para saber sobre atendimentos.

Texto: Elisângela Siqueira – Psicóloga, psicanalista e idealizadora da A Psicanalista Online

Imagem: Banco de imagens – Divulgação