“É um assunto envolto em tabus e talvez seja pelas emoções que esse tema desperta nas pessoas que há muitos mitos sobre o suicídio” – Elisângela Siqueira
Setembro Amarelo é uma campanha mundial que visa conscientizar, informar e prevenir o suicídio.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que o suicídio é a terceira causa de morte no Brasil, em média 32 pessoas tiram suas próprias vidas por dia em nosso país. Apesar do alto índice, é um assunto envolto em tabus e talvez seja pelas emoções que esse tema desperta nas pessoas que há muitos mitos sobre o suicídio.
Acredita-se que a informação é uma maneira eficaz para que as pessoas observem sinais que são emitidos por pessoas com ideações suicidas e consequentemente poder acolhê-las e encaminhar para ajuda especializada.
Conheça 5 mitos sobre o suicídio:
- A pessoa que quer se matar não avisa. Na maioria das vezes, avisam sim. Talvez não de forma clara, dizendo “vou me matar”, mas relata vontade de morrer, que a vida não vale a pena, que se sente deprimida e nada lhe faz feliz.
- Quer chamar atenção. Quando as pessoas falam claramente em suicídio, jamais deve-se interpretar como uma chantagem, mas sim como um pedido de ajuda.
- Alguém que sobreviveu a uma tentativa de suicídio não corre mais o risco de fazer novas tentativas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 50% das pessoas que se suicidaram já tinham tentado antes.
- Perguntar se a pessoa pensa em se matar pode aumentar a vontade de cometer o suicídio. A pessoa que tem ideação suicida precisa de um espaço para falar e ser acolhida.
- Quem quer se matar, vai se matar. Não é verdade! O suicídio pode ser prevenido quando abrimos espaço para falar sobre o tema, quando somos informados sobre os sinais emitidos pelo suicida, abrindo espaço de escuta e acolhimento e buscando ajuda especializada.
Vale compartilhar também sobre o serviço realizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas e oferece apoio emocional e previne o suicídio. Conheça o site https://www.cvv.org.br/ e se precisar de ajuda, utilize o telefone 188.
Nas plataformas da A Psicanalista Online, você vai saber sobre diversos assuntos que envolvem a psicologia e psicoterapia. Para acessar, clique aqui ou busque por @apsicanalistaonline.
Texto: Elisângela Siqueira – Idealizadora do projeto A Psicanalista Online
Imagem 1: Pexels
Imagem 2: A Psicanalista Online