Os cinco estágios do luto e diversos sentimentos

Os cinco estágios do luto e diversos sentimentos

O luto é um processo que todo ser humano vai passar em algum momento da vida. É um sofrimento que parte de diversas vertentes, sejam elas de perdas de entes queridos, relacionamentos, emprego, oportunidades, sonhos não realizados, etc.

Quando o assunto é o luto, atrelamos esse sentimento à morte. A perda por esse motivo é a mais dolorosa e mencionando os sentimentos do luto, esse é considerado o de maior intensidade para nós indivíduos.

A psicóloga e psicanalista Elisângela Siqueira diz que o luto é uma dor esperada para perdas significativas e complementa dizendo que ” esse sentimento é importante e atravessá-lo é fundamental. Durante a vida toda, lidaremos com perdas”. A autora Elizabeth Kubler-Ross foi uma grande estudiosa sobre o tema e para ela, o luto consiste em 5 estágios, cada qual com suas características. E você conhece quais são os cinco estágios do luto?

1ª – Negação do acontecimento e duvidando do que aconteceu. É uma forma de defesa e pode durar minutos e ou até mesmo, anos. É uma maneira de não entrar em contato com a dor da perda.

2º – Raiva, na qual a dor e culpa aumentam e acabam sendo a pior fase. É um momento que traz confusão ao enlutado pois, acredita que algo poderia ter sido feito, que há algum culpado. Nesse momento, é comum atitudes inesperadas por parte da pessoa que está atravessando esse estágio do luto.

3º – Negociação ou Barganha, podendo estar atrelado aos pensamentos de começar reagir. É comum a pessoa fazer promessas de agir diferente, mudar hábitos, buscar ou mudar de religião.

4º – Depressão, muitas vezes a negociação/barganha não é suficiente para superar a dor. É nesse estágio que o enlutado entra em contato com o vazio da perda. Pode durar meses ou anos. É muito comum o choro fácil, isolamento, tristeza e melancolia. Entretanto, se faz necessário observar a duração e a intensidade desses sintomas. Muitas pessoas precisam de ajuda profissional para atravessar esse período difícil.

5º – Aceitação do acontecimento após diversas percepções, reflexões sobre o cenário. A pessoa tem o sentimento mais suavizado e o desejo de seguir adiante. Obviamente haverá momentos de tristeza, dor, mas essas emoções já não paralisam a vida da pessoa enlutada.

Esses são os estágios do luto, mas para algumas pessoas, o processo pode ocorrer de forma diferente. É uma maneira dolorosa e demanda tempo para o enlutado retomar as atividades normais.

Vale a pena dizer que esse texto se trata do luto saudável. Entretanto, algumas pessoas sofrem do luto patológico. Apesar de acontecer com a minoria das pessoas, é um assunto importante e sendo assim, abordaremos no próximo texto.

Para você, como é lidar com as perdas significativas da vida? E conhecia os cinco estágios do luto saudável? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe seus comentários em nossas redes sociais.


***

Psicóloga e Psicanalista responsável: Elisângela Aparecida Siqueira – CRP: 06/59103.
Redes sociais: @apsicanalistaonline